Na Ilha do Mel a palavra de ordem é preservação. Localizada no litoral do Paraná, distante cerca de 150km da capital, a Ilha é uma Unidade de Conservação, formada por um Parque Estadual e uma Estação Ecológica, que garantem a preservação de um área de Mata Atlântica, restingas e manguezais.
Não há ruas e carros na Ilha. Lá se chega por mar, a partir de Pontal do Sul (trajeto de 4km / 30 minutos) ou a partir de Paranaguá (20km / 90 minutos).
Tombada
pelo Patrimônio Histórico (1975), a Ilha tem 4 principais vilarejos: Nova
Brasília, Encantadas, Fortaleza, Farol e Praia Grande. Em Nova Brasília e em Encantadas há trapiches para o desembarque.
Os principais pontos de visitação são: Farol das Conchas (1872); Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres (1769); Gruta das Encantadas, ao sul da ilha; o Istmo, localizado em Nova Brasília, que é a parte mais estreita da ilha e que sofre um processo de erosão desde 1930.
A partir da Ilha é possível fazer o passeio 360º, que contorna a ilha pelo mar fazendo paradas estratégicas nos pontos de maior interesse de visitação, inclusive a Ponta Oeste (a região mais preservada da Ilha), a Baía dos Golfinhos, a Ilha das Peças e a Ilha das Palmas.
O TERMINAL DE EMBARQUE EM PONTAL DO SUL
O DESEMBARQUE NA VILA DAS ENCANTADAS
NA PRAINHA DE ENCANTADAS

NO CAMINHO DA GRUTA DAS ENCANTADAS
Da Gruta das Encantadas, seguindo a trilha do Mar de Fora, é possível alcançar o Mirante do Farol. Porém, significa uma caminhada de 10km. Você poderá passar pelo Mirante do Morro Sabão, pela Praia do Miguel, Ponta do Joaquim e Praia Grande. Para encurtar a caminhada até o Farol, e ter ânimo para subir os mais de 100 degraus do Farol, tomei um barco até o Trapiche Brasília.
O DESEMBARQUE NO TRAPICHE DE NOVA BRASÍLIA
O FAROL DAS CONCHAS


















Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente aqui