Páginas

17.11.09

VIAJANDO E APRENDENDO


FOTO MB

Para não pensarem que desisti do blog, lá vai um post de final de noite.


Depois de circular por horas sob o sol de Macabá e arredores, cheguei ao oásis da região. No lugar de palmeiras e água fresca, o que havia na vendinha era uma prateleira repleta de embalagens PET de refrigerante. Não sei se foi por efeito do sol, mas achei o colorido encantador. Claro, pedi para fotografar. Mico de viajante, eu sei, mas qual viagem é completa sem ele? Pois bem, para remediar a coisa, resolvi pensar sobre a origem dessa bebida refrescante. No site da ABIR encontrei o que eles chamam de “timeline da indústria de refrigerantes”. A saga, que parece não ter fim, começou em 1772, quando um químico impregnou água com gás carbônico. De lá prá cá inúmeras marcas e sabores surgiram, desapareceram, se modificaram, reapareceram... Enfim, o que eu gostei de saber é que, no Brasil, só em 1907 o suco de fruta começou a ser misturado com água gaseificada; a fábrica potiguar de alguns desses refrigerantes da foto completou 100 anos em 2009; o Grapette (ai, que saudades) foi criado em 1949. Só de lembrar, fiquei com sede. Lá vou eu beber meu copinho d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Powered By Blogger