Páginas

23.6.09

CINCO MOTIVOS PARA VISITAR COLONIA DEL SACRAMENTO

FOTO MB

Em Colonia há tantas histórias e detalhes que você pode criar um passeio pra lá de inusitado. Tem portão principal com ponte sobre fosso, Plaza de Toros, farol para observação do Rio, canhão no meio da praça, ruína de mosteiro, a igreja mais antiga do Uruguai, restaurantes, sorveteria, enfim, só depende de você! Por incentivo, vou listar 5 motivos para a inclusão da cidade no seu próximo roteiro.
1 – É PRECISO IR ALÉM DA TRILOGIA PUNTA DEL ESTE – MONTEVIDEO - BUENOS AIRES . Melhor não comentar...

FOTO MB: Mesas do El Drugstore e os seus carros antigos

2 – É O ÚNICO LUGAR NO URUGUAI DECLARADO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE (1995) PELA UNESCO
Lembremos que os lugares declarados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade são culturais, naturais ou uma mistura de marcos que representam a riqueza da cultura de um país. Vi no Uruguai muitas coisas que elegi “patrimônio”, como o candombe dançado nas ruas da capital mas, sem dúvida, o casario de Colonia transformado em 10 museus, é imperdível!
post relacionado:

FOTO MB: Museo Casa de Nacarello - típica casa portuguesa do século XVIII


3 – ÚNICA CIDADE FUNDADA POR PORTUGUESES NA REGIÃO DO RIO DA PRATA
Para perder o mofo, lá vai em portunhol: Colonia del Sacramento (Uruguay) es la única ciudad fundada por los portugueses (Manuel de Lobo - 1680) en las costas del Río de la Plata. De ser así, lo casco antiguo de Colonia tiene características muy distintas a otros cascos urbanos del Plata: en las ciudades espanholas los trazados urbanos son como los dameros, pero los portugueses no hacían manzanas. Así, la conformación de Colonia es totalmente extraña en el Río de la Plata, porque sus calles (“arruamentos”) surgieron sin ninguna planificación urbana.
FOTO MB: Museo del Azulejo - "Hace 300 años que mira el río"

4 – MENOS DE 180KM DE ESTRADA SEPARAM COLONIA DE MONTEVIDEO
De ônibus, pode ser uma grande aventura! Foi isso que fiz em 2005. Da Rambla, onde estávamos hospedados, tomamos um táxi para Tres Cruces, onde fica a rodoviária local. É, mais uma vez, uma mistura de shopping e rodoviária, em dois andares e em local estratégico da cidade. Bom, três horas depois de embarcarmos em um ônibus interestadual, onde tinha gente viajando em pé nos corredores por falta de assentos e que parou em diversos lugarejos, chegamos à Colonia del Sacramento. Nada como o contato com a realidade! Dica: passagem Montevideo-Colonia pela TURIL - http://www.turil.com.uy/
FOTO MB: No porto de Colonia rumo à Buenos Aires - Terminal de Puerto Madero. 

5 – MENOS DE 50KM, PELAS ÁGUAS DO PRATA, SEPARAM BUENOS AIRES DE COLONIA
O buquebus que tomamos levou 3 horas para chegar ao destino. Era o buque cruzero, que andava mais devagar que a barca da cantareira. Parecia um cassino antigo, com carpete vermelho, escadas douradas e néon. Tinha free shopping, o que distraiu um pouco, pelo menos até ele ficar irrespirável de tanto perfume que o mulherio experimentou. Mas se você não estiver ansioso para chegar em BUE, vá para o convés, tire fotos e aprecie o Prata.
Na loja de passagens tem umas fotos de um veículo que navega em alta velocidade (buque rápido), mas era muito, muito mais caro. Dica: passagem Colonia – Buenos Aires de Buquebus - http://www.buquebus.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Powered By Blogger