Páginas

28.4.08

SANTIAGO: UM JEITO PRÓPRIO DE VER O CHILE 1


Tudo começou quando eu me deparei com passagens para Santiago por módicos R$ 249,00. Ainda que sem um roteiro planejado, comprei as passagens. Aí começou a tarefa de programar os 10 dias da viagem capaz de contemplar as expectativas distintas de três viajeros. A ideia inicial era a de explorar "os arredores" de Santiago, ver o oceano pacífico e as cidades de Valparaíso e Viña del Mar. Mas isso poderia ser feito satisfatoriamente em menos de 10 dias. Para acrescentar ao roteiro o Deserto do Atacama os dias restantes seriam poucos. Foi quando Pucón, na pré-cordilheira, e a possibilidades de subir um vulcão ativo definiu o roteiro. 

1ª Parada: Santiago - Las Condes - Providência

Do aeroporto ao centro da capital são cerca de 20km. Santiago é a maior província e a capital do país, em um vale, cercada por cerros, e junto de outras duas províncias próximas - Providência e Las Condes -, completa o circuito mais procurado pelos visitantes. 

Elegi El Golf, na província de Las Condespara me hospedar. El Golf é o bairro conhecido por ser o distrito financeiro e ter vários bancos reunidos numa mesma avenida. Tem bons restaurantes, metro fácil, está próximo à Providência, do Shopping Costanera Center e da feirinha de antiquidades que acontece aos domingos na Plaza PeruO hotel foi o Neruda Express (atualmente é MR Hotel Express). Antes do check in no Neruda, tivemos um perrengue.

FOTO MB: Hotel Neruda Express - MR Hotel, em Las Condes

A reserva feita no Brasil, para um hotel no Barrio Paris-Londres, ficou inviável assim que chegamos.  O bairro é famoso por prédios com fachadas da década de 1920 inspiradas em Paris e Londres. De fato, o local é muito interessante para uma caminhada antes de seguir em direção ao Cerro Santa Lucia, mas, na minha opinião, não dá certo ficar hospedado por lá, pois as instalações são, de fato, da década de 20! Ainda bem que havia disponibilidade no Neruda Express.

Providência também é um ótimo local para se hospedar. É um bairro que permite uma caminhada noturna tranquila, com bons restaurantes - um dos melhores é o peruano Astrid y Gastón -, bares e cafeterias.  um Serviço Nacional de Turismo – Av. Providência, 1550 – que fornece mapas da cidade e dos itinerário de ônibus e linhas de metrô, além de programação cultural gratuita e um bondinho que circula por pontos turísticos da Província, em passeios pré-agendados e gratuitos. 

FOTO MB: linha 1 do metrô - em Las Condes

As linhas do metro alcançam boa parte da cidade. 
A linha 1 (vermelha) é a mais utilizada pelos turistas e quase todos os trens têm ar condicionado e são novos. Nos horários de pico os vagões ficam lotados. As estações de metro ao longo da avenida Libertador Bernardo O'Higgins (la Alameda), a principal da cidade (10km), dão acesso à vários pontos de interesse, dentre eles, o Palácio de La Moneda, o Centro Cultural La Moneda, a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Estação Central e o artístico Barrio Brasil.

POR ONDE ANDAR EM SANTIAGO

O roteiro padrão inclui visita aos cerros Santa Lucía e San Cristóbal para ver a cidade do alto. Mas, vivenciar as ruas da cidade no dia-a-dia também é interessante e foi a nossa prioridade. Plaza de Armas é o coração do centro histórico e colonial. Uma grande área por onde caminham muitas, muitas pessoas ao mesmo tempo e onde estão o Palacio de la Real Audiencia de 1808, que é a sede do museu da história nacional, e a Catedral Metropolitana, do século 18. A melhor forma de chegar é de metrô estação Plaza de Armas (linha 3 e 5). 

FOTO MB: 
Panteón de Los Heroes de La Pátria | Torre Entel, que já foi o edifício mais alto do Chile, com altura de 127m (40 andares)

O Palácio de La Moneda é a sede do Governo. O prédio sofreu violento bombardeio por ocasião do Golpe Militar que afastou Salvador Allende (1973). A área interna, mais precisamente o Pátio dos Canhões, pode ser acessada livremente. As visitas guiadas aos salões do Palácio são gratuitas, mas dependem de agendamento: visitasguiadas.presidencia.cl. Outra possível atividade por ali é assistir a troca de guarda. Ela acontece a cada dois dias, às 10h e dura 30 minutos aproximadamente. A guarda sai em marcha da Plaza de la Ciudadanía (Palácio) até a Plaza de la Constituición.

FOTO MB: La Moneda
FOTO MB: o uniforme da guarda é branco no verão e verde no inverno

O Centro Cultural Palácio La Moneda fica na fachada sul do Palácio. É um espaço de oficinas educativas, exposições, cinemateca, lojas de artesanato, cafés e chocolateria.


FOTO MB: Centro Cultural La Moneda

É curioso conhecer o Mercado Central, no centro histórico (calle San Pablo). Uma simpática edificação de ferro fundido onde a variedade de peixes e frutos do mar é um espetáculo à parte: a centolla, uma espécie de caranguejo gigante, as manchas a la parmesana e o ceviche são ótimas opções para saborear por lá. O ponto turístico mais próximo de lá é o Museo Chileno de Arte Precolombino.


Aquilo que não vou esquecer: a simpatia e a cordialidade do povo chileno; o "corte" impecável dos uniformes dos carabineros de Chile desenhado por estilista famoso; o calor muito forte no metrô, por estar muito próximo da superfície; o suco chirimoya alegre (fruta-de-conde com laranja), incrivelmente refrescante; os cerros; as caminhadas no final da tarde pelas ruas de pedestres (passeos) arborizadas por plátanos orientais.

2 comentários:

  1. Oi Margareth! Vou na semana vem para o Chile (Santiago com Atacama). Já anotei a dica do café do Museu La Moneda! :-)

    ResponderExcluir
  2. Uau, Silvia! Quando eu fui, não tive coragem de encarar o deserto e optei por Pucón. Cá pra nóis, também não cheguei na la cumbre do vulcão... mas a tentativa foi uma experiência e tanto! Aposto que as suas preciosas dicas vão me deixar em dúvida: Atacama ou Salta - Quebrada de Humahuaca? Aliás, vc tem dica de hospedagem para 2 aventureiros de meia idade, que seja B4, em Lima? No momento, Lima me parece mais acessível que Salta...
    bjim

    ResponderExcluir

comente aqui

Powered By Blogger