Páginas

24.11.11

O DIAS DAS FEIRAS LIVRES, SACRÉ-COEUR E MOULIN ROUGE


FOTO: MB

Planejei uma ida ao Sacré-Coeur. Já havia assistido parte de uma missa na Notre Dame, com coral e texto em latim, e fiquei encantada. No caminho, pelo Boulevard Richard Lenoir, encontrei o MARCHÉ BASTILLE. Marché em Paris é uma instituição e como meu princípio básico de viagem é desfrutar do cotidiano da cidade parei ali para conhecer. Eu, que sou fã de feira livre, me lambuzei. Achei lindo, grande e colorido, com seus produtos típicos regionais, várias barracas de produtos turcos, comidinhas, frutos do mar, frios etc. De algumas barracas, ofereciam "provas" e buscavam saber de onde eu vinha. "Brasil! Ronaldo!", diziam. Basta dizer que perdi a hora da missa! Sacré-Coeur foi adiado para o dia seguinte, sem a sensação de perda.


FOTO: MB - Abesses

No dia seguinte, saí do hotel sabendo que deveria buscar as estações Anvers ou Abesses (ambas próximas ao Funiculaire de Montmartre, já que queria me poupar das escadarias). Escolhi Anvers. Gracinha de lugar, famoso pelos seus pintores e por seus cabarés, é de Montmartre que se tem a melhor vista de Paris. A missa e o interior da Igreja não me causou encantamento, já a caminhada pela rua da esquerda, até chegar na praça do Tertre (dos pintores), subir e descer as outras escadarias do bairro, a Rue Lepic e o seu Moulin de Lagale, a Praça Blanche (a do Moulin Rouge) no boulevard de Clichy, a praça des Abbesses (estação de metro lindinha e o carrossel) e as ruas de comércio de acabamentos e de tecidos (o mercado Saint Pierre), é o máximo. Até o cemitério vale uma espiadinha.


FOTO: MB - SIM, PAGUEI ESSE MICO

Para completar a tarde-noite, era dia de MARCHÉ ANVERS. Entre as dezenas de barracas de queijos, manteigas, foie gras, embutidos, legumes, frutas e mel, destacou-se a de comida de Daomé (Reino africano situado onde hoje é o Benin). Sim, foi assim que o "feirante" denominou a comida: bolinho de feijão, camarão frito, pamonha de milho, aipim frito... tudo feito na hora, colocado em saquinhos de papel e pesado na nossa frente. Pasmem, um enorme camarão empanado = 2,50 euros.
.................................
MARCHÉ BASTILLE  - Boulevard Richard Lenoir - entre rue Amelin e rue Saint Sabin - quinta-feira de 7h às 14:30h e aos sábados de 7h às 15h. Metro Bastille.
MARCHÉ ANVERS - Anvers - sexta-feira de 15h a 20:30h
todos os marchés http://www.evous.fr/Les-marches-d-apres-midi-a-Paris,1111468.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Powered By Blogger