Páginas

2.5.07

Você já visitou Jacuecanga?

Movida pela solidariedade e incorporada do espírito do turismo - histórico - pesquisador, cheguei em Jacuecanga numa manhã de quinta-feira chuvosa e sem graça. Para mim tudo bem, já que Jacuecanga fica bem perto de Angra dos Reis (RJ), destino original da viagem.

Parada no meio da praça central e sentindo a brisa do mar identifiquei duas opções de visitação: o estaleiro Verolme e a Igreja da Santíssima Trindade. Bom, já que era para fazer turismo-histórico, rumamos para a igreja. Diante do desafio de digitalizar alguns livros de batismo do século XIX, me cansei e resolvi ir em busca de outros atrativos do lugar, históricos ou não, que pudessem ilustrar ainda mais a minha manhã.

Caminhei pelos arredores e constatei que a vila é realmente muito pacata e a praia está, digamos, muito envolvida pelo estaleiro. Resolvi voltar para a Igreja e já não encontrei mais o meu companheiro de viagem. Pensei rápido e resolvi sair em sua busca, que imaginei não ser muito difícil de realizar pois significava percorrer uma dezena de ruas, se tanto.

Aí começou verdadeiramente a minha aventura. Era  “hora do almoço” no momento em que eu passava pela porta principal do estaleiro. Eu, linda, dirigindo meu carrinho em baixíssima velocidade, olhando para os lados à procura do meu marido. Mas só EU sabia que procurava por ele. Os mais de 300 homens em siesta nas calçadas não faziam ideia do fato e ficou evidente a estranheza causada por me verem circular mais de uma vez pelas mesmas ruas de Jacuecanga. Não, não foi proposital. É que a vila é tão pequena que o final da rua em questão é o início da mesma, logo, andar em círculos não foi uma tarefa difícil.

Quando um desses senhores quase atropelou o meu carro, caiu a ficha e saí correndo dali, sem deixar de pensar em um trocadilho (êta, que palavra antiga) com o nome da vila. Inspirada em Los Angeles, que é a cidade dos anjos, não pude deixar de pensar que Jacuecanga é a vila da cueca!

2 comentários:

  1. Anônimo5/5/07

    Adorei a aventura.
    perdeu o "barriga" (HAHAHAHA)
    PS: quem ñ entendeu é pq é piada familiar...... deixem prá lá.... um dia a gente explica.

    Mas, voltando ao assunto sério, é muito bom passear por "mares nunca dantes navegados". Descobrir coisas, visitar outras épocas, conhecer o nosso tão amado Brasil.
    Adorei a ventura. Continue assim.
    Lica

    5 de Maio de 2007 00:44

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/5/07

    que menina danada! foi mexer no fundo do baú. Explicar para o mundo? Jamais!
    bjs

    ResponderExcluir

comente aqui

Powered By Blogger