Páginas

10.2.13

CARNAVAL NO BRASIL E EM TODOS OS CANTOS DO MUNDO!


Não viajei no carnaval. Motivo principal? Grana, dim dim, bufunfa ... Curti o carnaval de Curitiba com os amigos que ficaram e fui ao cinema (por aqui chove desde quinta-feira!) Além disso, resolvi divagar sobre o evento.

Apesar de o carnaval brasileiro estar no Guinness Book – o maior carnaval do mundo é no Rio de Janeiro e o Galo da Madrugada (Recife) é o maior bloco etc tal -, podemos lembrar que a festa começou na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C., em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e boa colheita. Na Idade Média, a Igreja Católica incorporou o "adeus à carne" (do latim "carne vale") e coisas como desfile e fantasia, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
FOTO MB: quem não gosta de samba, bom sujeito não é - Já fui Tio San na Estácio de Sá, e participei da homenagem ao Jardim Botânico, feita pela Unidos da Tijuca. 

Já vi o carnaval de Salta, de Buenos Aires, de Montevideo, de Curitiba, de Laguna (SC), do Rio de Janeiro... A música pode ser cueca, candombe ou samba; as pessoas podem se reunir em  comparsas, alas, murgas, corso ou blocos; as personagens podem ser colombinas, diabos ou rainhas de bateria, não importa. Em comum, e isso sim é o que importa, música, roupas coloridas e alegria!  
Bom carnaval!

A boa dica:
1 – o www.cupofthings.com tem várias dicas sobre o carnaval peruano, inclusive para ajudar quem planejou férias por lá e não gosta de carnaval.
2 - Tem vários vídeos no youtube para conhecer um pouco do carnaval em Tilcara, Salta, Assunção, Montevideo...

O pedido de desculpas:
O pior video do mundo sobre o carnaval de Salta fui eu que fiz. Foi em 2010, está muito mal feito, mas adorei resgatá-lo!