Páginas

4.3.12

CITY TOUR CIDADE DO MÉXICO: RESERVE TEMPO PARA REALIZAR! (parte 1)

Por definição, city tour é aquele passeio que te apresentará os pontos mais importantes do seu destino. Na Cidade do México (DF) essa pode ser, na minha opinião, a tarefa mais inglória para quem oferece esse tipo de serviço e a maior decepção para quem contrata. Digo isso sem referir a qualidade dos serviços e sim ao "volume" da Cidade - viva, funcional, hospitaleira, beirando 20 milhões de habitantes, a maior área urbana do mundo e salário mínimo de 100 dólares americanos. Assim configurada, é impossível para uma cidade não ter (e expor) problemas. 
  

FOTOS MB: PRAÇAS ARBORIZADAS E COM FORRAÇÃO ESPECIAL NA ÁREA DE LAZER DAS CRIANÇAS ESTÃO ESPALHADAS POR TODA A CIDADE; HÁ VÁRIAS ATIVIDADES CULTURAIS GRATUITAS PARA OS MORADORES, QUE SÃO REALIZADAS EM GRANDES ESPAÇOS (O MUSEO DE ARQUEOLOGIA E O PALÁCIO NACIONAL, POR EXEMPLO, AOS DOMIGOS PERMITEM A ENTRATA LIVRE DE RESIDENTES); PLACAS DE RUA EM BRAILE; NO ZÓCALO, ONIBUS PARA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE E OUTROS SERVIÇOS.

FOTO MB: A CIDADE DO MÉXICO LANÇOU UM PROGRAMA DE EMPRÉSTIMOS DE BICICLETAS, O ECOBICI. ELAS PODEM SER ENCONTRADAS EM 85 ESTAÇÕES E SÃO DISPONIBILIZADAS DURANTE UM PERÍODO A TODOS QUE SE CADASTRAREM ANTECIPADAMENTE NO SITE DO GOVERNO. ESSA FOTO FOI FEITA DE DENTRO DO CARRO DO CITY TOUR.

Tô eu, empolgada, perdendo o rumo. O assunto é city tour, não é mesmo?


O city mais badalado é o do Zócalo - Centro Histórico.  Na quarta praça do mundo, de nome Constituición, você encontrará a Catedral Metropolitana e o Sacrário, o Palácio Nacional, a Biblioteca Nacional e o Museu do Templo Maior [estação Zócalo da Linha 2 do metro]. É do Café - Show room Tardan (loja de sombreiros tradicional, fundada em 1847) que você poderá observar a movimentação da praça e a fachada de belos prédios coloniais saboreando um ótimo café. Ou, ainda, escolher um dos terraços do centro histórico (hotéis e restaurantes oferecem esses espaços) para o mesmo fim.
FOTO MB: CAMINHANDO POR MONEDA
  
Mas, vá além dos murais de Diogo Rivera, da exuberância do complexo formado pela Catedral e Sacrário Metropolitano - construídos sobre o lago Texcoco da cidade asteca de Tenochtitlan - e das ruínas del Templo Mayor (exatamente aquilo que é oferecido pelos guias). Caminhe pela calle Moneda (lateral do Palácio Nacional) por pelo menos três quadras, até chegar a calle Alhóndiga. Você poderar visitar  o Convento Jesús María  (1597), a igreja da Santíssima Trindade (1775), ir ao Museo Cuevas e se surpreender com o movimento da rua. Cada prédio merece pelo menos uma olhadinha no pátio. Não tenha vergonha em fazer isso. Se não for possível entrar, gentilmente lhe será dito.
FOTOS MB: (ESQUERDA) IMAGEM PARA ADORAÇÃO NA CALÇADA / (DIREITA) TEMPLO BARROCO NA MINÚSCULA RUA LICENCIADO VERDAD, TRANSFORMADO EM GALERIA DE ARTE CONTEMPORÂNEA EX-TERESA ARTE ACTUAL.